Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

A SEGUNDA BESTA | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 22

Apocalipse 13.11-18    Pr. Marcelo Aguiar    04/08/2021

O DRAGÃO CONVOCA OS SEUS ALIADOS!

Assim como Satanás moveu contra os cristãos o poder civil (a primeira besta), ele move, agora, o poder religioso (a segunda besta).

 

“E VI SUBIR DA TERRA OUTRA BESTA…”

Apocalipse 13.11

O fato de ter chifres como os de um cordeiro e falar como um dragão aponta o caráter religioso e enganoso da segunda besta. A primeira besta incorpora o poder civil inspirado por Satanás, e a segunda besta representa o poder religioso usado para apoiar o poder civil. A primeira besta age no campo político; a segunda, no religioso.

 

“E FAZIA QUE A TERRA E OS QUE NELA HABITAVAM ADORASSEM A PRIMEIRA BESTA…”

Apocalipse 13.12

A segunda besta é o Falso Profeta (Mc 13.22; Ap 16.13; 19.20; 20.10). Nos dias de João, era a Concília Romana. Nos tempos do fim, será o suporte religioso do Anticristo. O dragão deu o seu poder à primeira besta, que, por sua vez, deu a sua autoridade à segunda besta.

 

“E OPERAVA GRANDES SINAIS…”

Apocalipse 13.13-15

Os sinais operados pela segunda besta podem ser atribuídos à magia, à ação de Satanás ou à tecnologia. Se Jesus desse a João a visão de um pronunciamento pela TV, seria compreensível que João descrevesse isso como uma imagem falante.

 

“E FEZ QUE A TODOS… LHES FOSSE POSTO UM SINAL NA MÃO DIREITA, OU NA FRONTE…”

Apocalipse 13.16-17

A marca da besta se coloca em contraste com a marca de Cristo em seus seguidores (Ap 7.3). Portanto, é mais provável que se trate de algo espiritual, e não físico. Sugestões: domingo, código de barras, cartão de crédito, chip subcutâneo, www, máscara, medidor de temperatura, vacina… o sinal de Cristo é espiritual; o sinal do Anticristo também deve ser (fronte e mão, pensamento e ação).

 

“…E O SEU NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS”

Apocalipse 13.18

A primeira besta é um homem. Na literatura apocalíptica, os números têm valor simbólico. 6 é o número do mal. Sua repetição três vezes indica o superlativo (ver “santo, santo, santo”).

 

O QUE APRENDEMOS COM O ESTUDO DE HOJE?

As forças do mal se unirão para perseguir a igreja, mas as portas do inferno não prevalecerão contra ela!

A PRIMEIRA BESTA | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 21

O CORDEIRO E SEUS REMIDOS | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 23

Sem comentários

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP