MINISTÉRIO DE TERCEIRA IDADE

O Ministério com os idosos destina-se a uma faixa etária crescente no mundo inteiro. Devido aos recursos modernos, o número de pessoas de 60 anos ou mais está em plena expansão.

Nenhum país pode ignorar as necessidades de tantas pessoas. Muito menos a Igreja de Cristo pode fazer isso.

Em Levítico 19.32 se acham estas palavras: “Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, temam o seu Deus. Eu sou o Senhor.” O nosso Deus valoriza os idosos e deu ordem para que sejam respeitados e honrados.

No livro de Provérbios, acharemos estas palavras: “Ouça o seu pai, que o gerou; não despreze sua mãe quando ela envelhecer.” Os velhos são pessoas de quem Deus exige que cuidemos com amor e respeito.

Agora vamos pensar um pouco sobre o lugar do idoso em nossa sociedade atual. Onde está a cortesia, respeito, estima, o enobrecimento, que pertencem a ele pela ordem de Deus? Onde estão os que ouvem os conselhos dos idosos? Os que escutam quando eles nos falam da mesma coisa várias vezes? Onde estão os que ouvem as histórias e experiências da mocidade deles? Onde estão os que realmente ouvem os desejos deles? Mas Deus ordena que os ouçamos!

A velhice é mais que um índice populacional. A velhice ou terceira idade é a fase da vida que começa aos 60 anos; são pessoas que têm certas limitações e certas necessidades. A velhice é uma realidade. É um processo normal e deve ser considerada como tal.

Infelizmente, a nossa sociedade enobrece a juventude e despreza a velhice. Sempre é dada muita ênfase à juventude. A propaganda, artigos de beleza, a moda, a música moderna, tudo fala da necessidade de “ser jovem”. Ser velho, agir como velho, pensar como velho, é algo a ser evitado com toda força. Esquecemos a dignidade da velhice e a beleza da maturidade – o que não acontecia com os avós dos tempos antigos.

Considerava-se o termo “avós” uma coisa bela. Crianças guardavam lembranças dos dias felizes na casa dos avós. Avós, netos e bisnetos – que beleza! Mas agora? Será que não estamos deixando de lado a idéia da preciosidade de ser uma pessoa idosa… com toda a sua implicação? Será que a eterna procura da juventude não reflete o temor de envelhecer? Segundo Papini, “grande parte dos homens, quando chega a certa idade, teme e detesta a velhice; é por isso que a maioria envelhece mal e morre antes do tempo”.

James Garfield tem razão ao dizer: “Já que têm de ser gravadas rugas na nossa testa, não deixemos que elas se gravem em nosso coração: o espírito não deve envelhecer”.

Temos que aceitar o fato do envelhecimento, das rugas, dos cabelos brancos, tudo… mas o espírito deve sempre florescer com novas experiências. Assim o idoso será feliz e fará outras pessoas felizes. A Igreja deve examinar a sua filosofia de velhice. Deve aceitar e honrar os idosos, como Deus ordena.

NOVO ANO 2011 – 2012

Neste novo ano eclesiástico a Igreja deseja promover o crescimento do Ministério de Terceira Idade (em seu segundo ano). Para que isso se torne possível, planejamos participar das atividades:

 

  • 1º Congresso Metropolitano da Terceira Idade de Vitória – Primeira Igreja Batista de Vitória (9 a 11 de setembro de 2011);
  • 13º Congresso Nacional da Terceira Idade – Caldas Novas – GO (29 de setembro a 03 de outubro de 2011).

Entre as atividades locais, pretendemos:

 

  • Projeto Evangelístico Repórter Missionário – janeiro e fevereiro de 2012;
  • Visita mensal a abrigo de idosos, para convivência e compartilhamento de experiências;
  • Aulas de Informática para a Terceira Idade em espaço próprio da Igreja e conteúdo específico direcionado.

 

 

“Pois tu és a minha esperança, ó Soberano Senhor, em ti está a minha confiança desde a juventude”.

Salmo 71.5

Você pratica atividades fisicas regularmente?

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Igreja Batista Em Mata da Praia
Telefone (27) 3325-7566 - Av. Des. Dermeval Lyrio, 501
Mata da Praia - Vitória, ES, 29065-340